Como estão as disputas eleitorais em SP, RJ, BH, Recife e Fortaleza segundo o Datafolha
Em São Paulo, Boulos (PSOL), Marçal (PRTB) e Nunes (MDB) estão empatados tecnicamente em 1º lugar. Também há empate técnico no topo em Fortaleza, entre Wagner (União Brasil) e Sarto (PDT). Em BH, no Recife e no Rio, Campos (PSB) e Paes (PSD) lideram, respectivamente. O Datafolha divulgou nesta quinta-feira (22) pesquisas de intenção de voto para as prefeituras de 5 capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Fortaleza.
São os primeiros levantamentos desde a data de início da campanha eleitoral, 16 de agosto. O primeiro turno acontece em 6 de outubro, daqui a pouco mais de um mês.
A ordem de apresentação das cidades no texto respeita o número total de eleitores aptos em cada cidade.
Em resumo
Em São Paulo, há empate técnico triplo na liderança entre o prefeito Ricardo Nunes (MDB), o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) e o influenciador Pablo Marçal (PRTB) no 1º turno, que cresceu em relação à rodada anterior. Num eventual segundo turno, Nunes venceria Boulos (o Datafolha não pesquisou outros cenários);
No Rio, o prefeito Eduardo Paes (PSD) segue à frente. Em 2º, empatados tecnicamente, estão o deputado federal Alexandre Ramagem (PL) e o vereador Tarcísio Motta (PSOL). Paes venceria tanto Ramagem quanto Motta num 2º turno;
Em BH, o apresentador Mauro Tramonte (Republicanos) segue na liderança, e 5 candidatos estão tecnicamente empatados na 2ª posição.
No Recife, o atual prefeito, João Campos (PSB) lidera com 76% das intenções de voto. Em segundo lugar há três candidatos empatados tecnicamente: o ex-ministro do Turismo Gilson Machado (PL), o ex-secretário de Turismo de Pernambuco Daniel Coelho (PSD) e a deputada estadual Dani Portela (PSOL).
E, em Fortaleza, Capitão Wagner (União Brasil) e o atual prefeito José Sarto (PDT) estão empatados tecnicamente em primeiro lugar.
Todas as pesquisas foram feitas presencialmente com eleitores das respectivas cidades na segunda (20) e na terça (21) e foram registradas na Justiça Eleitoral.
📳 Receba no WhatsApp as notícias do g1 sobre eleições municipais
Veja, abaixo, o detalhamento das intenções de votos na pergunta estimulada, em que o eleitor é apresentado a um conjunto de nomes de candidatos.
São Paulo
A pesquisa ouviu 1.204 eleitores e foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo SP- 08344/2024. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
1º turno
No 1º turno, há um empate técnico na primeira colocação entre o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), que foi de 22% na pesquisa anterior para 23% na atual (dentro da margem de erro); o influenciador Pablo Marçal (PRTB), que subiu de 14% para 21%; e o prefeito Ricardo Nunes (MDB), que oscilou negativamente de 23% para 19%.
.
2º turno
Em um eventual segundo turno, Ricardo Nunes (MDB) seria reeleito com 47% dos votos válidos, e Guilherme Boulos (PSOL) teria 38%, segundo a pesquisa.
O Datafolha não fez um cenário de 2º turno entre Marçal e Boulos nem entre Marçal e Nunes porque na pesquisa anterior o candidato do PRTB ainda não havia empatado tecnicamente com eles.
📊Clique aqui para acessar a página especial de pesquisas eleitorais e ver todos os detalhes do levantamento
Rio de Janeiro
A pesquisa ouviu 1.106 eleitores. O protocolo é RJ-07042/2024. A margem de erro é 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
1º turno
O prefeito Eduardo Paes (PSD) segue na liderança com 56% das intenções de voto, seguido pelo deputado federal Delegado Ramagem (PL) e pelo vereador Tarcísio Motta (PSOL), que estão empatados tecnicamente com 9% e 7%, respectivamente. O cenário é semelhante ao da rodada anterior, feita de 2 a 4 de julho.
2º turno
O Datafolha pesquisou dois cenários de um 2º turno. Em ambos, Paes vence os adversários. Veja os números:
📊Clique aqui para acessar a página especial de pesquisas eleitorais e ver todos os detalhes do levantamento
Belo Horizonte
A pesquisa ouviu 910 pessoas em 20 e 21 de agosto. O protocolo é o MG-05345/2024. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.
Mauro Tramonte (Republicanos) aparece na liderança, com 27%. Na sequência, tecnicamente empatados, vêm Carlos Viana (Podemos), com 12%, Fuad Noman (PSD), Bruno Engler (PL) e Duda Salabert (PDT), com 10% das intenções de voto cada, e Rogério Correia (PT), com 7%.
O Datafolha não divulgou cenário de segundo turno.
📊Clique aqui para acessar a página especial de pesquisas eleitorais e ver todos os detalhes do levantamento
Fortaleza
A pesquisa ouviu 644 eleitores. O protocolo é CE-08395/2024 e a margem de erro, de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.
Os números mostram Capitão Wagner (União Brasil) e o atual prefeito José Sarto (PDT) empatados tecnicamente, com 29% e 23%, respectivamente.
Em seguida, aparecem André Fernandes (PL), com 16%; e Evandro Leitão (PT) com 10%. Como a margem de erro é de 4 pontos, os dois estão empatados tecnicamente em 2º lugar.
Não houve divulgação de cenário de 2º turno até a publicação desta reportagem.
📊Clique aqui para acessar a página especial de pesquisas eleitorais e ver todos os detalhes do levantamento
Recife
Foram ouvidos 910 eleitores em 20 e 21 de agosto. O protocolo é PE-06023/2024. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
João Campos (PSB), atual prefeito, segue isolado na liderança com 76% das intenções de voto. O cenário é semelhante ao da rodada anterior.
Em segundo lugar há três candidatos empatados tecnicamente: o ex-ministro do Turismo Gilson Machado (PL), com 6%; o ex-secretário de Turismo de Pernambuco Daniel Coelho (PSD), com 5%; e a deputada estadual Dani Portela (PSOL), com 4%.FONTE: https://g1.globo.com/politica/eleicoes/2024/pesquisa-eleitoral/noticia/2024/08/23/como-estao-as-disputas-eleitorais-em-bh-fortaleza-recife-rio-e-sp-segundo-o-datafolha.ghtml