Agentes de trânsito seguem motociclista e apreendem veículo após invadir residência no Ceará
23/08/2024
Conforme a legislação, agentes da lei só podem entrar na residência de uma pessoa com mandato judicial prévio. Agentes de trânsito invadem casa para apreender moto com descarga irregular
Agentes do Departamento Municipal de Trânsito e Transportes (Demutran) de Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza, invadiram uma casa para pegar uma moto que estaria com a descarga alterada. O caso aconteceu na manhã da última terça-feira (20) no bairro Centro. O veículo ficou apreendido por dois dias devido a tributo atrasados.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp
Câmeras de segurança registraram o momento em que o motociclista condutor da moto chega à porta de casa e corre para colocar o veículo para dentro. Segundos depois, três agentes do Demutran também chegam à casa e entram no local com objetivo de pegar a moto.
Conforme apuração do g1, a casa onde o motociclista tentou guardar a moto é da família proprietária da empresa onde ele trabalha. O motociclista estava a caminho da empresa - que fica ao lado da casa - e teria cruzado com os agentes de trânsito, que notaram que o veículo estava com a descarga alterada.
De acordo com a Prefeitura de Horizonte, os agentes teriam dado ordem para o motociclista parar, e ele teria desobedecido e tentado fugir para guardar a moto em casa, no que foi seguido pelos agentes.
Pessoas próximas ao motociclista, porém, afirmam que os agentes estavam distantes do homem e não chegaram a dar a ordem parada, e em vez disso começaram a segui-lo após notar o som da descarga alterada.
Após os funcionários do Demutran entrarem na residência, os quatro começaram a discutir. Os agentes, ainda assim, retiraram e apreenderam a moto.
Conduta irregular
Agentes de trânsito do Demutran entraram em residência de Horizonte e tiraram moto de dentro
Reprodução
Conforme a legislação, agentes da lei só podem entrar na residência de uma pessoa com mandato judicial prévio.
Em nota, a Prefeitura de Horizonte destacou que "os agentes adentraram irregularmente na residência", e que a conduta "não está alinhada com os processos corretos adotados pelo município".
O veículo passou dois dias apreendido e foi constatado que estava com a licenciamento e IPVA atrasados. Após pagar os tributos vencidos, a moto foi liberada nesta sexta-feira (23).
A prefeitura informou que Corregedoria-Geral do Município instaurou um processo administrativo para apurar a conduta dos agentes de trânsito, e que a equipe envolvida no caso "está afastada dos serviços de rua, cumprindo apenas escala interna".
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará